Breve histórico...

Minha foto
"O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove." Fernando Sabino

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Meus personagens favoritos!


Sou daquelas que se envolve com os personagens de filmes, desenhos, seriados, livros... me torno íntima deles, me sinto atraída por eles e eles se tornam uma parte de mim! Muitas vezes me enxergo no personagem, me vejo ali, outras tantas penso: "porque esse daí não existe aqui". Aqui no meu mundo real.



Personagens de ficção são de ficção. Não adianta eu querer juntar as caracteristicas distintas daqueles favoritos em um. Impossível. E isso torna a vida ainda mais pesarosa, porque você não encontra o imaginário... ou torna a vida mais leve, por saber que contos de fadas as vezes são só contos de fadas...


Selecionei alguns dos meus favoritos. Alguns que me marcaram de forma profunda e densa, que mesmo eu esquecendo o enredo, eles ficaram. Silenciosamente me perseguem e eu gosto deles. Não quero deixá-los. Vou agregando outros... e assim será!





Raposa e Pequeno Príncipe: Clássico da minha vida! Minha admiração pela raposinha nasceu quando li pela primeira vez "O pequeno Príncipe". E não pensem que me identifiquei com a raposinha por causa da raposa do Cruzeiro. Também, mas não só. Quem não se emociona com os ensinamentos da raposa sobre amizade? Eternamente levo a máxima "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Nunca mais me esqueci dessa frase tão simples e tão verdadeira. A raposa me conquistou de forma definitiva desde quando eu tinha meus tenros 12 anos... (q saudade...)





Sailormoon: Sim!!! Sou do tempo áureo dos desenhos japoneses! De Sailormoon, de Cavaleiros do Zodíaco, de Yuyu Hakusho!!! AMAVA! Mais nenhum desses me causava tanto alvoroço como "Sailormoon"! E hoje, depois de tanto tempo, acho que sei porquê: menininhas conquistando super poderes é mara! Mas vai além disso... a heroína principal era uma pamonha danada!!! Fazia tudo errado, era burrona, engraçada, dorminhoca... e princesa!!! Ninguém dava nada por ela e a menina era "A princesa" que todo mundo procurava!! Eu morria de rir!!! Lógico!!! Mas não me identificava com ela não. Serena era loira e eu morena, nada a ver, além de ser do signo de câncer... rs. Me identifiquei com o oposto dela! Com a Setsuna Meiho. Sim... a Sailorplutao, a última a surgir, a mais distante de todas e a mais preocupada. Todo mundo tem um lado descontraído, né, "meio Serena", eu tinha meu lado "plutão": fria, desdenhosa e muitas vezes brutal. Ainda sou. Aliás, a Setsuna não é de capricórnio... pra vocês verem como ainda posso ser pior que ela, rs.


Três Homens em Conflito: O cowboy mais charmoso de todos os tempos foi o Clint Eastwood! Charmoso, bom de briga e com carinha de mau ele chegou e me levou para o mundo do "bang bang"! Papi teve densa influência sobre esse quesito, mas não me esqueço de "Blondi", o bonitão de Três Homens em Conflito. O jeitão dele vai marcar outros personagens que gosto: o olhar profundo, o foco no que quer... Mas tem aquele lado dele, de anti-herói que me fascina: é cínico no ponto e quase não fala, faz.







Não se mova: Saltamos. Optei por esse filme europeu para deixar claro a minha admiração também pela linda atriz Penélpe Cruz. Me apaixonei por ela justamente por causa desse filme. Seu personagem, Itália, me comoveu tanto! "Não se mova", assim como "Porque choram os homens", é um filme que preciso rever, pois essa mulher, Itália, me deixou pensativa por vários meses... me deixou pensativa por entender que quando há sentimento, barreiras podem ser vencidas, basta apenas querer... mas nem sempre a vida é tão fácil... Isso ficou pra mim desse lindo personagem e desse filme tão suave quanto brutal.


Porque choram os homens: Esse filme é pra mim, um dos melhores que o meu querido e lindo Johnny Deep protagonizou. Com um charme típico dos homens que montam a cavalo - isso pra mim - ele entra em cena como um cigano, César. Encantador e apaixonante, meu personagem se apaixona perdidamente por Suzi. Gosto muito desse filme, ainda mais pelo título sugestivo e pela cena que deu origem ao nome. Mas voltemos a César, meu persongem de Depp favorito, porque ele é sério, encantador, charmoso e romântico. Ele chora ao se ver separado de seu amor. Quantas vezes podemos dizer que os homens choram? Poucas. E o filme tem todo aquele clima da 2ª guerra mundial, a beleza dos ciganos, a magia do teatro e da dança e César tem seu lindo cavalo branco, metáfora para um príncipe. Metáfora pra mim, do príncipe perfeito, em seu silêncio e nas suas atitudes. Esse personagem marcou minha admiração por Depp. Agora "terei" q assitir Piratas do Caribe pra desfrutar da atuação dos meus favoritos: Cruz e ele...



O fantasma da ópera: Meu musical mais querido! Adoro as cores, as músicas, o clima... tudo!!! Massss aquele que personagem que me deixou pensativa e me deixa até hoje, quando assito pela milésima vez o filme é justamente o fantasma!!! Aquele solitário ser que vivia nos confins do teatro e que cantava como um anjo e era como um demônio. A ambiguidade dele me comoveu muito e pensava porque diabos uma deformidadezinha no rosto do fantasma causava tanta repugnância as pessoas... Se ele era lindo!! Sim, eu sempre torci pelo fantasma! Vê, aquele Christine burra preferiu aquele loiro ao invés dele! Choquei. Mas entendi o lado da bonitinha. Amor é diferente da paixão fulminante que ela sentia pelo fantasma. Ahh, mas se pudesse unir os dois em um só... eu não ia querer, preferia o fantasma. Me comovi com ele? Claro! A cena em que a Christine tira a máscara dele me deixou irada! Eu me esquecia que ele era o cara mal e ela a mocinha, pra mim ela agiu como uma vadia. Rs. Tudo pela simpatia dos personagens... O Gerard Butler soube trazer divinamente bem a áurea do fantasma para a cena. Esse fantasma , cantando sua história e demonstrando que faria tudo pela chatinha da Christine é que me deixou pensativa. Quantas vezes a gente faz mil coisas para pessoas que são como ela? Que já tem um coração compartilhado, mas não abre mão de "curtir" as peripécias da paixão?




Orgulho e Preconceito: O top dos tops! Sr. Darcy!!! Esse ganha disparado do charme cigano e do temperamento conquistador do fantasma! É na timidez e nas ações escondidas, que esse personagem ganhou minha afeição e ocupa o topo dos personagens masculinos na minha listinha. Confesso que quando o conheci, nas primeiras cenas do filme, o achei um idiota, um antipático, um grosso. Mas depois descobri que tudo isso era devido a sua extrema timidez e que por debaixo da carcaça dura havia um coração lindo e apaixonante!!! Tudo o que ele faz pela Elizabeth é lindo! Ainda mais naquela sociedade de Jane Austen. Nunca li Jane Austen e sei que isso é uma vergonha. Imagino que o Sr. Darcy do livro seja como o do filme, mas muito melhor. Livros são sempre melhores, porque você tem mais tempo, mais detalhes, conhece a fundo o personagem. Esse Sr. Darcy é meu personagem favorito! E sim, podem me chamar do que quiserem, mas esse daí eu roubava pra mim e colocava num potinho!

Continuando em "Orgulho e Preconceito", meu segundo personagem favorito é ela, Elizabeth Bennet, a heroína da história! Me simpatizo também muito pela Keira! Ela é ótima em personagens assim, de época. E ela me conquistou como Elizabeth. Orgulhosa. O orgulho dela, o preconceito dele, do Sr. Darcy, é a tensão do filme. Me simpatizei de cara com ela, buscando sempre a felicidade primeiro, daqueles que ela ama, depois a dela. Esse altruísmo é lindo, mas péssimo também, sobretudo pra quem está doando e não recebendo nada. Mas a força da jovem e as suas convicções fizeram dela o meu segundo personagem favorito, perdendo apenas para a Claire, mas mesmo em "épocas diferentes", as duas possuem características semelhantes e isso também me encanta, pois consigo enxergar em mim também algumas delas, de forma bem clara o orgulho besta que me segue, igual ao de Liz. Ela teve um final feliz, espero que o meu também seja...





The Tudors: Simm!!! Ana Bolena! Essa daí é da pá virada! Acordou com vontade de ser rainha da Inglaterra e foi. Tô falando do personagem da Natalie Dormer em "The Tudors". Curti demais a carinha de santa, o jeitinho sedutor que deixava o mulherengo do Henrique de quatro. Pra mim, a melhor de todas. Atitude, força, loucura e fragilidade. Bolena conseguiu mostrar que quando uma mulher quer alguma coisa, ela consegue. Usando de todos os artifícios que lhe são próprios, ela chegou lá. Claro que a gente não sabe se foi assim né gente... rs... mas que essa Bolena é pra mim, ótima. Gosto dela, me simpatizo por ela, simplesmente porque ela quis e chegou lá, mas pagou um preço alto pelas suas conquistas: Perdeu a cabeça. Assim, fica a dica: Conquiste também seus inimigos, ou então corte antes suas cabeças, rs.




Tudo acontece em Elizabethtown: Meu personagem favorito feminino é ela: Claire Coburn! Ela é tudo o que eu gostaria de ser: positivamente alegre! Sou o contrario, extremamente negativa e um pouco alegre. Mas quando vi esse filme pela primeira vez, enxerguei a Claire na Kellen. Pessoas substitutas, mais uma vez atuando com benevolência na vida das pessoas, se esquecendo da própria. A segunda parte da frase descobri tem pouco tempo, mas a parte de ver a vida sempre por um bom prisma me incomodou muito na Claire, e ao mesmo tempo me deixou uma grande expectativa, pois em muito ela se parece comigo... como pode? Não sei. Acho que essa coisa de pensar algo e dizer outro me persegue. Seja negativo, porque se algo bom acontecer, ótimo, se não acontecer, ótimo também, você já está preparado para o pior. Mas a Claire não. Ela é sempre alto astral, sorrisão e mesmo estando ferrada, ela sabe que vai melhorar. EU penso que vai só piorar. Claire é minha favorita! Comunicativa, alegre, simpática... gosto dela. Me enxergo nela em alguns pontos, não no positivismo exagerado, nele não, mas sim, me enxergo nela em algumas ações. Atitude e palavras. Essa daí é mara!


Somos o sonho que temos, somos a realidade que construímos... isso é fato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores